A consulta de rotina com o oftalmologista incluiu a avaliação da acuidade visual e refração, além exame do segmento anterior e posterior do olho, medida de pressão intraocular (tonometria) e mapeamento de retina. Caso seja necessário avaliação de alguma subespecialidade o oftalmologista pode encaminhar para o colega ou solicitar mais exames secundários.
Oftamologistas de ponta nas diversas subespecialidades oftalmológicas
Possuímos em nossa estrutura as mais avançadas modalidades diagnósticas e terapêuticas na área de retina.
Algumas patologias e procedimentos de retina com alto impacto visual nas quais somos referência nacional:
DMRI – (Degeneração macular relacionada a idade): É a principal causa de baixa grave de visão em pacientes idosos e deve ser diagnosticada precocemente para ser possível o tratamento com as injeções intravítreas de agentes quimioterápicos antiangiogênicos como o Lucentis (Ranibizumabe) e Eylea (Aflibercept).
Contamos com o OCT Swept Source TRITON PLUS (TOPCON) que é capaz de realizar a tomografia estrutural de alta resolução e penetração nos tecidos coroidais e a AngioTomografia (OCT-A) que realiza o estudo da vasculatura retiniana e coroidal sem a necessidade de contraste. Esses dois exames são essenciais para o diagnóstico correto e precoce da DMRI e contribuem para a manutenção e melhora da visão dos pacientes.
Retinopatia Diabética: As complicação da Diabete no olho são frequentes e devem ser avaliadas por especialistas em Retina para o diagnóstico preciso e precoce, com o objetivo de realizar os tratamentos disponíveis. O OCT TRITON PLUS com angiotomografia auxilia na detecção de retinopatia diabética e na decisão da melhor conduta terapêutica. Hoje contamos com o tratamento quimioterápico antiangiogênico e a fototerapia com o laser PASCAL para atingir os melhores resultados de visão possíveis.
Cirurgia Vitreo-Retiniana: Realizamos cirurgias vitreo-retinianas de alta-complexidade com profissionais renomados nacionalmente e internacionalmente. Indicações de cirurgia podem ocorrer em casos de retinopatia diabética, membrana epirretiniana, buraco macular, descolamento de retina, tração vitreo-macular, entre outros.
Maculopatias não relacionadas à idade: Entre as doenças da mácula não relacionadas a idade mais comuns cabe ressaltar o edema macular secundário a oclusões venosas, a corioretinopatia serosa central e a telangiectasia macular (MACTEL tipo 2). Nessas doenças, devemos realizar o diagnóstico com o OCT e como tratamento podemos utilizar as injeções intravítreas e a fotoestimulação com o laser PASCAL com EndPoint Management.
A cirurgia da catarata foi uma das áreas que mais avançou na medicina. Atualmente as cirurgias são feitas com pequenas incisões que usualmente são auto selantes e não necessitam de sutura.
O exame para calcular a lente intraocular é realizado com por tomografia de coerência óptica Swept Source: ANTERION (Heidelberg Engeeniring ). Este sistema fornece dados com extrema precisão e utiliza as mais modernas formulas para calculo que permitem um resultado visual e refracional excelente para lentes convencionais ou Premium, que incluem as das lentes intraoculares tóricas para correção do astigmatismo, lentes multifocais e lentes fácicas (sem tirar o cristalino) de segmento anterior.
O Glaucoma é uma patologia que pode acometer pacientes de todas as faixa-etárias e é classificado de diferentes formas.
O Glaucoma primário de ângulo aberto é muito prevalente em nosso meio e consiste em uma patologia silênciosa onde sintomas aparecerão em um estágio muito avançado da doença. O seu diagnóstico precoce é realizado com um completo exame oftamológico. Avaliações complementares com exames de alta tecnologia podem realizar o diagnóstico do glaucoma de ângulo aberto de forma mais precoce. Estes exames são: campo visual computadorizado, estéreofoto de papila e paquimetria.
Utilizamos o OCT Swept Source TRITON PLUS que avalia todas as camadas internas e externas da retina incluindo a espessura da camada de fibras nervosas e das células ganglionares. O Sistema ANTERION é capaz de realizar a gonioscopia digital para avaliação do ângulo e a paquimetria óptica que mede com precisão a espessura da córnea total.
O tratamento do glaucoma, assim como o seu diagnóstico, depende da etiologia. As estratégias terapêuticas incluem uso de medicação para baixar a pressão, uso de trabeculoplastia a laser incluído as técnicas mais avançadas com o PSLT com o Laser PASCAL, uso de laser YAG para realização de iridotomia e iridoplastia e cirurgias fistulizantes bem como implantes de tubos e válvulas.